Simulado de Arrais Amador - Parte 2 Aproveite o simulado de Arrais Amador para praticar e testar seus conhecimentos. 1. A balsa classe II só é exigida em embarcações de esporte e recreio na navegação: cabotagem, com comprimento maior que 12 metros de mar aberto, com comprimento menor que 12 metros de interior com qualquer comprimento de mar aberto, com qualquer comprimento None 2. Em águas quentes uma das técnicas para conservar sua energia é a de: Boiar de costas Boiar de bruços Nadar batendo fortemente os pés Mergulhar o rosto None 3. O que se entende por "VELOCIDADE DE SEGURANÇA" é a velocidade que possibilita uma ação apropriada, possível de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura é a velocidade ideal de cruzeiro para condições que exijam maiores cuidados é a velocidade máxima permitida em um determinada região de tráfego é a velocidade mínima permitida em determinada região None 4. O balizamento que indica a existência de água navegável em torno de si, apresenta-se pintado verticalmente nas cores: branca e preta branca e encarnada preta e encarnada encarnada e amarela None 5. Com relação a preferência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as listadas abaixo, exceto: uma embarcação sem governo uma embarcação a motor uma embarcação com capacidade de manobra restrita uma embarcação engajada na pesca None 6. A parte do casco abaixo da linha d água chama-se: obras vivas costado obras mortas fundo do navio None 7. Os sinais sonoros que podem ser emitidos por apitos, buzinas ou ainda sinos, são utilizados em três situações: manobra, risco de colisão e em canais estreitos manobra, advertência e em baixa visibilidade manobra, risco de colisão e em baixa visibilidade manobra, advertência e risco de colisão None 8. Dois apitos curtos significam: estou guinando para boreste estou dando atrás estou guinando para bombordo estou parando máquinas None 9. Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam: estou ultrapassando por bombordo estou dando atrás estou parando máquinas estou ultrapassando por boreste None 10. Um apito longo de dois em dois minutos significa: embarcação rebocando outra embarcação fundeada, em visibilidade restrita embarcação parada, em visibilidade restrita embarcação a motor em movimento, com visibilidade restrita None 11. Se eu avistar uma embarcação de grande porte, à noite, exibindo uma luz encarnada (vermelha) no alto do mastro, devo tomar mais cuidado com qualquer possibilidade de aproximação pois: ela carrega cargas perigosas ela está fundeada ela está sem governo ela tem preferência pois está com capacidade de manobra restrita None 12. As luzes de uma embarcação prescrita poderá ser substituída por: uma luz circular branca circulares de acordo com o tipo de embarcação setorizadas para melhor identificar o movimento da embarcação, à noite None 13. Caso o afogado não esteja respirando, qual o procedimento correto? deitá-lo de lado e iniciar a massagem cardíaca externa deitá-lo de frente e iniciar a massagem cardíaca externa deitá-lo de lado, limpar sua boca de objetos que obstruam sua respiração e realizar a respiração boca a boca deitá-lo de barriga para baixo e fazer massagem nas costas None 14. O cabo, que prende a balsa rígida à embarcação, só deve ser cortado, quando: a balsa estiver furada a embarcação estiver afundando a balsa estiver pronta para navegar já estiverem todos embarcados na balsa None 15. Para que serve o colete salva-vidas, que deverá ser guardado a bordo, em quantidade exigida pela Portaria 0026/94, da DPC? para ser utilizado, como material de controle de avarias, no caso de acidentes com o casco da embarcação para ser utilizado, como meio de flutuação, quando o passageiro desejar pelar na água, para nadar um pouco para ser vestido, no caso de incêndio a bordo, como roupa de proteção para ser vestido, no caso de ter que se abandonar a embarcação, para que o naufrago flutue com ele None 16. São atitudes certas, com relação a vítima de grandes hemorragias: não dar líquidos enquanto estiver inconsciente e mantê-la agasalhada verificar se ela respira e fazer massagem cardíaca externa nunca desapertar o torniquete, enquanto a hemorragia estiver ocorrendo desapertar o torniquete, depois de 30 minutos e reapertá-lo, independente de ter parado a hemorragia None 17. Antes de se cobrir as queimaduras, com pano limpo, devemos: aplicar sobre elas álcool para desinfetar aplicar sobre elas pó de café ou açúcar colocar manteiga ou banha passar mercúrio cromo ou mertiolate None 18. Quando houver, ao mesmo tempo, parada respiratória e parada cardíaca, como se deve proceder só realizar massagem cardíaca, após a vítima voltar a respirar realizar movimentos intercalados, 1 massagem cardíaca e 8 respirações boca-a-boca realizar movimentos intercalados, 8 massagens cardíacas e uma respiração boca-a-boca só realizar respiração boca-a-boca, após o coração da vítima voltar a bater None 19. Para se utilizar o extintor de espuma, deve-se: apertar o gatilho e direcionar o jato para as chamas retirar o pino de segurança e direcioná-lo sobre os equipamentos elétricos apertar o gatilho e direcioná-lo sobre os líquidos inflamáveis virar o extintor, com a tampa para baixo, e dirigir o jato sobre a base das chamas None 20. Para se largar do cais, sem vento e sem corrente, deverei: largar todas as espias e dar atrás com a máquina com leme a meio com leme a meio e máquina devagar a ré, largar todas as espias exceto a de vante largar todas as espias do cais e dar máquina adiante devagar com leme contrário ao cais e máquina devagar adiante, largar todas as espias, exceto a de ré, que esteja dizendo pra vante None 21. Para se largar de um cais, com vento e corrente pela popa, deverei: largar todas as espias, exceto a que diz para ré, na proa, mantendo o leme na direção do cais largar todas as espias, exceto a que diz para vante, na popa, mantendo o leme contrário ao cais largar todas as espias, exceto a que diz para vante, na proa, mantendo o leme na direção do cais largar todas as espias e manter o leme a meio None 22. Com corrente de proa minha desatracação se processa: folgando todos os cabos e largando a embarcação ao efeito da corrente folgando primeiro os cabos de vante e mantendo os de ré apertados espera-se o efeito da corrente cessar, para iniciar a manobra de desatracação folgando primeiro os cabos de ré e mantendo os de vante apertados None 23. Durante o dia, observou-se um pilar, com dois cones pretos em cima. Provavelmente estamos diante de: um canal preferencial um quadrante de águas seguras uma boia de bifurcação de canal um balizamento luminoso None 24. Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na sua parte de cima. Provavelmente estamos diante de: uma baliza uma boia cônica um perigo isolado um balizamento cego None 25. A boia de boreste emite luz, de cor: branca amarela verde encarnada None 26. O sinal lateral de canal que fica a bombordo de quem entra no porto, tem a cor: preta e encarnada encarnada branca verde None 27. A identificação do balizamento, à noite, é feita por: cores das luzes e números de repetições brilho e ritmo de apresentação ritmo de apresentação e cores das luzes números de repetições e brilho None 28. Dois apitos longos de dois em dois minutos significam: embarcação fundeada em visibilidade restrita embarcação parada em visibilidade restrita embarcação rebocando embarcação a motor em movimento, com visibilidade restrita None 29. Como denominam-se as peças colocadas de proa a popa , na parte interna das cavernas , ligando-se entre si: longarinas sobrequilha sicordas tricaniz None 30. Cabos usados para amarrar um navio ao cais ou a contra-bordo de outro navio chamam-se: espias amarras cabos retinida None 31. Qual a bandeira utilizada em operações de mergulho: Delta Alfa Beta Oscar None 32. A noite foi avistada uma luz verde piscando e, pela carta náutica, verificou-se a aproximação da entrada de um porto. Qual seria o formato provável deste sinal? cônico esférico cilíndrico cúbico None 33. Segundo o RLESTA a navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros é : longo curso oceânica loxodrômica ortodrômica None 34. Qual o sistema de balizamento a qual o Brasil pertence; Sistema B do IALA Sistema C do IALA Sistema A do IALA Sistema D do IALA None 35. O dispositivo utilizado pelo náufrago para chamar a atenção, de uso diurno , chama-se apito foguete de luz vermelha foguete pirotécnico fumígeno None 36. A parte do barco que corresponde a 180º relativos é chamada de: traves de boreste bochecha proa popa None 37. O vão principal de uma ponte fixa, sob o qual deve ser conduzida a navegação , deve exibir no centro, sob a ponte: uma luz rápida branca uma luz rápida verde duas luzes encarnadas uma luz rápida encarnada None 38. O que deve ser amarrado na bóia circular para facilitar o resgate de alguém? um cabo de aço uma caixa de primeiros socorros um foguete pirotécnico uma retinida flutuante None 39. Embarcações de comprimento inferior a 12 metros , deverão ter sua luz de alcançando com alcance de: 3 milhas náuticas 1 milha náutica 4 milhas náuticas 2 milhas náuticas None 40. Uma embarcação com um hélice , com rotação direita, com leme a bombordo, com seguimento e hélice em marcha a vante, a proa guinará para: boreste bombordo bombordo lentamente boreste rapidamente None Você respondeu todas as questões. Se deseja finalizar clique no botão RESULTADO. Se preferir revisar as questões, clique no botão ANTERIOR. Email Nome Completo Time's upTime is Up!